5 dicas incríveis para manter o foco

Olá. Estou mais uma vez aqui para te ajudar a encontrar soluções para você melhorar seu desempenho neste mercado de trabalho tão concorrido e medonho. Seja empregado, profissional liberal, empresário, comerciante, CEO (Chief Executive Officer, em inglês, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa) e estudante, somos todos os dias bombardeados por milhares de informações. Se a gente não tiver foco, ficamos cada vez mais estressados e perdidos – sem rumo mesmo -, pois no momento em que procuramos uma solução para o problema, você se distrai e já está em outro assunto. Já se sentiu assim? Ou está se sentindo assim? Não se preocupe, só para a morte não temos solução, mas do restante encontramos saídas que minimizam este sentimento cruel. E nada melhor que estas cinco dicas para você melhorar o foco no que está fazendo e vencer de vez o vilão da distração.

sem foco

Para os interessados em vencer essa guerra, aqui vão cinco dicas incríveis da psicóloga Nina Garcia Taboada. Preste muita atenção nelas! É isso mesmo, mantenha o foco e conquiste mais resultados positivos na sua vida profissional.

1 – Afaste-se dos vilões da produtividade

Um dos grandes problemas da sociedade moderna está no celular – que é um ótimo meio de comunicação. Porém, este “aparelhinho” pode, sim, tirar muito da sua energia e concentração no trabalho. “Em situações trágicas, em que você tem de entregar alguma coisa num prazo curto, deixe o celular no silencioso ou no modo off-line”, recomenda Nina.

Também não vale ficar com as janelas das mídias sociais abertas no browser. O efeito é o mesmo de ficar com o celular na mão. É mais eficiente, por exemplo, você se dar 10 minutos depois do almoço para checar as mídias sociais e os grupos.

2 – Reserve um período para os e-mails

Interromper tudo o que você está fazendo para responder e-mails o tempo todo também é um inimigo e tanto da concentração e faz você perder o foco. O ideal, segundo Nina, é reservar alguns momentos fixos do dia para essa tarefa. “Estabeleça, por exemplo, que vai ler e responder e-mails logo pela manhã e após o almoço”, diz ela. “E só.”

Se não for possível – e sabemos, sim, que nem sempre é – a dica é estabelecer critérios para separar o que é urgente do que não é. “Vale, por exemplo, combinar com os colegas de colocar ‘urgente’ no assunto da mensagem quando de fato ela necessitar de uma resposta imediata”, diz ela.

3 – Faça uma lista de tarefas

Se antes de começar a trabalhar você tiver clareza do que precisa ser feito tudo deve fluir muito melhor. Crie uma listinha com as tarefas do dia. Você pode fazer isso logo que chegar ao escritório ou, se for muito ansioso, na noite anterior. “Reserve dez minutos para fazer isso e organizar o seu dia”, recomenda Nina. Também vale a pena estimar quanto tempo você levará em cada tarefa para saber se a lista é viável e se vai mesmo sobrar tempo para qualquer distração.

4 – Alterne períodos de concentração

Outra dica interessante da psicóloga é que você se organize para ficar de 20 a 25 minutos superconcentrado em alguma coisa e depois, como prêmio, poder bater um papo com o colega ou levantar para um café. “Essa estratégia aumenta as chances de você trabalhar mais em menos tempo”, diz ela. “Ninguém consegue se concentrar muito por períodos muito longos.”

5 – Controle a ansiedade

Segundo Nina, essa é uma das grandes vilãs da produtividade. “Pessoas muito ansiosas querem fazer tudo ao mesmo tempo e acabam perdendo o foco”, diz ela. “No fim do dia, estão exaustas e normalmente não terminaram nada.”

Gostou das dicas? O que você gostaria de ler? Deixe seu comentário. No próximo post, vou dar dicas valiosas para você melhorar a sua comunicação interpessoal e com isso ganhar mais qualidade de vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s